Diferença entre CPC, CPM, CPL, CPA, CPI – Modelos de Preços de Marketing

Publicados: 2022-03-22

Você acabou de iniciar sua carreira no marketing de afiliados e ficou confuso com algumas dessas abreviações para modelos de marketing de desempenho e preços de anúncios ?

Tipo, o que diabos é: CPC, CPM, CPV, vCPM, CPL, CPA, CPS, CPI, CPE, RevShare, ROI, CR, CTR…

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confuso

Eu sinto você, escute, quando eu comecei eu estava tão perdido que eu tive que pesquisar no Google cada um desses termos individualmente para aprender o que eles significavam…

E adivinha?

Eu esqueceria isso no dia seguinte quando eu tivesse que re-Google novamente (isso é mesmo uma palavra... re-Google?)

De qualquer forma, escusado será dizer que foi um processo longo e excruciante, em parte porque eu talvez fosse um idiota que não conseguia se lembrar das coisas corretamente e em parte porque bem… o mundo do marketing de afiliados e do marketing on-line como um todo tem uma tonelada de nomes confusos, especialmente se você é um recém-chegado.

Decidi criar este artigo mais longo e explicar todos os termos estúpidos do modelo de precificação de marketing de desempenho com mais detalhes para que você possa ter todas as definições em apenas uma página.

Marque essa merda e visite esta página toda vez que estiver perdido.

Não se preocupe, provavelmente vou me perder também no futuro quando estiver ficando senil e esquecendo muitas dessas coisas… então acho que vou ter que marcar também…

Enfim… de volta aos modelos de precificação.

Índice

  • Modelos de preços de anúncios – Definições
    • CPC – Custo por clique
    • CPM - Custo por milha
    • vCPM – Custo visível por milha
    • CPV - Custo por visualização
    • CPA – Custo por ação
    • CPL – Custo por Lead
    • CPS - Custo por Venda
    • CPI - Custo por instalação
    • CPE - Custo por Engajamento
    • RevShare– Participação nos lucros
  • Mais métricas de publicidade
    • ROI – Retorno sobre o Investimento
    • ROAS – Retorno do anúncio gasto
    • CTR - Taxa de cliques
    • CR - Taxa de conversão
  • Modelos de preços de marketing de desempenho: palavras finais

Modelos de preços de anúncios – Definições

CPC – Custo por clique

CPC significa custo por clique , o que significa que, se você criar uma campanha em uma rede de anúncios que tenha o modelo de precificação CPC, você pagará por cada clique recebido dos usuários em seu anúncio.

Este é provavelmente o modelo de precificação de anúncios mais fácil e seguro que você pode escolher ao decidir pagar pelo tráfego, mas muitas vezes também é o mais caro.

Como você está pagando por cliques para obter (de preferência) tráfego segmentado de alta intenção , que tem uma taxa de conversão muito maior, os custos associados a isso também são mais altos.

É por isso que os custos de CPC do mecanismo de pesquisa são, em média, US$ 1.

Oh, eu esqueci:

PPC que significa Pay Per Click é a mesma coisa que CPC, não há diferença entre eles, além do nome.

Estranho eu sei.

Não quer gastar muito dinheiro em ferramentas de SEO, como Semrush , mas ainda quer algo para rastrear seus dados de SEO? Experimente o Mangols.

Não, sério, vá e pegue-os enquanto ainda estão quentes e disponíveis.

Se movendo:

CPM - Custo por milha

Alguma palavra latina funky ( Mille ) foi jogada dentro desta, só porque. Mille é latim para mil ou 1.000. Portanto, CPM significa custo por milha ou custo por 1.000 visualizações/impressões.

Os tipos de anúncios mais populares que usam o modelo de preços CPM são banners, anúncios nativos e anúncios push recentes também.

Sempre que um anúncio é carregado em uma página, ele conta como 1 impressão. Portanto, se o anúncio estiver sendo carregado 1.000 vezes, você pagará pelas mil impressões.

Independentemente de um usuário clicar ou não em seus anúncios (isso é importante lembrar).

Você pode estar desperdiçando muito dinheiro em anúncios de CPM, se seus banners e criativos tiverem uma CTR (taxa de cliques) baixa e os usuários não clicarem nele.

Por exemplo, com um lance de CPM de $ 1, significa que você gastará 1 dólar para que seu anúncio seja exibido 1.000 vezes.

Se apenas 5 usuários clicarem em seus anúncios (com uma taxa de CPM de US$ 1, por exemplo), significa que você está pagando basicamente US$ 0,2 por clique, com uma taxa de CTR de apenas 0,5%. Às vezes, se você seguir a rota do CPC, poderá pagar menos se o seu CTR for ruim.

Mas…

Se você obtiver uma CTR alta em seus anúncios de CPM, o CPC (custo por clique) será muito menor do que se você criasse uma campanha de anúncios de CPC na mesma rede.

Eu sei que é confuso, mas aqui, deixe-me mostrar um exemplo:

Modelo de preços de anúncios CPM

Esta captura de tela mostra algumas campanhas de anúncios de CPM que usei para meu estudo de caso de CPA de namoro, dentro da rede Propeller Ads.

Agora, como você pode ver, em algumas dessas campanhas de CPM, eu lancei US$ 0,01 por 1.000 impressões. (O que é um tráfego pago insanamente barato, a propósito)

Com uma CTR média de 1% , isso significa que meu CPC foi de US$ 0,001 ou até menor!!!

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Se eu criasse uma campanha de CPC na mesma rede de anúncios, o lance mínimo de CPC seria de US$ 0,005 , portanto, ao criar um anúncio de CPM com uma CTR alta o suficiente, consegui um custo 5 vezes menor que o lance mínimo de CPC . (US$ 0,001 em vez de US$ 0,005)

Louco hein?

Mas, pode facilmente sair pela culatra, especialmente se você fizer muitos lances e obtiver uma CTR (taxa de cliques) baixa.

Então, sim, teste pequeno primeiro, se você não quiser que seu orçamento de anúncios desapareça em minutos.

Você pode usar esta calculadora de PPC para descobrir seus custos de CPC para anúncios de CPM, dependendo das taxas de CTR.

vCPM – Custo visível por milha

Segure o vCPM? Isso soa exatamente o mesmo que CPM. Bem, não é. Caso contrário, não haveria outro termo maluco para esse modelo de precificação de anúncios agora, não é?

vCPM significa simplesmente custo por milha visível. Esse modelo de precificação de anúncios é semelhante ao CPM sim, mas com a diferença de que esses anúncios são realmente garantidos para serem vistos pelos usuários.

Você vê muitos sites de editores apenas lançando alguns banners de CPM em seu site, no cabeçalho (parte superior do site), na barra lateral ou no rodapé (parte inferior do site).

E toda vez que os anúncios estão sendo carregados em uma página, todos os anúncios contam como uma impressão e você será cobrado por isso, INDEPENDENTEMENTE de um usuário ter visto o anúncio ou não.

Porque lembre-se, às vezes esses anúncios podem estar bem no rodapé (no final) do site, e o usuário está apenas lendo o título e depois salta.

Isso ainda conta como uma impressão (já que o anúncio foi carregado).

No entanto, com o modelo de precificação vCPM, ele garante que seus anúncios estão realmente sendo vistos pelos usuários, para que você saiba que está pagando por impressões reais.

CPV - Custo por visualização

Também conhecido como PPV (Pay Per View), este é um dos modelos de precificação que é um pouco menos utilizado pelas redes de anúncios. No entanto, CPV significa custo por visualização.

O que significa que você pagará por TODAS as visualizações do seu anúncio. Normalmente, eles são usados ​​em redes de anúncios pop, como Popads .

Portanto, preste muita atenção e não confunda CPV com CPM, porque você perderá rapidamente muito dinheiro com seu orçamento de anúncio se misturar os dois.

Além dos artigos deste blog, raramente escrevo meu próprio conteúdo. Por quê? É simples: eu odeio isso. É por isso que eu terceirizo isso de lugares como o Fiverr.

Eu sei... porque eu estraguei tudo uma vez, pensei que estava pagando uma taxa de CPM de $ 2 por 1.000 impressões, e aqui estava eu ​​pagando $ 2 por CADA. ÚNICA. VISUALIZAÇÃO.

Quase $ 300 se foram em minutos lol. Claro com 0 conversões

CPA – Custo por ação

Sempre que alguém faz uma ação, você é pago por isso (se você for um afiliado) ou você paga por isso.

Como este artigo é mais focado em anunciantes, o CPA, que significa custo por ação (ou aquisição), significa simplesmente a quantidade de dinheiro que você teve que gastar em anúncios antes que alguém convertesse em uma de suas ofertas.

Como o CPA é calculado

A fórmula de CPA é esta: Total de anúncios gastos/conversões = CPA

Por exemplo, se você gastou US$ 300 em anúncios e obteve 23 conversões , seu CPA é 300/23 , que é 13,04

Conhecer seu CPA é muito importante se você for um anunciante e quiser maximizar e ampliar seus gastos com anúncios.

Existem redes de anúncios que permitem que você especifique um preço de CPA, e a rede de anúncios se esforçará para trazer um cliente para você sem gastar mais do que o CPA especificado.

Tomando o exemplo acima, se você souber que seu CPA é de R$ 13,00, você pode:

  • A. Configure uma campanha de CPA com o máximo de US$ 13 (para equilibrar)
  • B. Configure uma campanha de CPA com um preço inferior a US$ 13 (para obter lucro).

É claro que esses são exemplos, e tudo depende de sua rede de anúncios e oferta, mas geralmente é o que você pode esperar ao fazer lances em um modelo de preços de CPA.

Se você estiver interessado em saber mais sobre CPA (de uma perspectiva de marketing de afiliados), confira:

  • O que é Marketing CPA
  • CPA x CPS para marketing de afiliados

Próximo:

CPL – Custo por Lead

CPL significa Cost Per Lead , também faz parte do CPA basicamente, mas apenas limitado a leads que podem ser: inscrições de e-mail, envios de ZIP e outros tipos de formulários.

A diferença é que o CPA também inclui as transações de vendas, enquanto o CPL contabiliza apenas os leads gerados.

CPS - Custo por Venda

Esse modelo de precificação de marketing de desempenho também pode ser incluído no termo CPA mais amplo, mas também pode ser autônomo.

Além dos artigos deste blog, raramente escrevo meu próprio conteúdo. Por quê? É simples: eu odeio isso. É por isso que eu terceirizo isso de lugares como o Fiverr.

CPS significa custo por venda, se você é um anunciante que possui afiliados, esse é o valor que você pagará a eles toda vez que eles fizerem uma venda do seu produto.

Se você é um afiliado, o CPS (custo por venda) é simplesmente a comissão que você receberá quando alguém comprar um produto através do seu link de afiliado.

CPI - Custo por instalação

Se você deseja instalar seu aplicativo, o CPI também é semelhante ao CPA (a fórmula do CPI é a mesma). Isso significa que você pode calcular seu CPI se subtrair o custo do anúncio de suas conversões (ou instalações nesse caso).

Quando você conhece seu CPI, pode configurá-lo em redes de anúncios para que nunca precise pagar mais do que sua taxa de CPI para novas instalações de aplicativos.

Se você estiver fazendo marketing de afiliados , promovendo ofertas de instalação de aplicativos, o CPI é a taxa que você receberá sempre que alguém instalar um aplicativo por meio do seu link de afiliado.

CPE - Custo por Engajamento

O CPE significa custo por engajamento. É um dos modelos de preços de marketing mais recentes, em que os anunciantes pagam apenas pelos anúncios com os quais os usuários interagiram.

Por exemplo, em determinadas redes de anúncios, os anunciantes não precisam pagar nada se seus anúncios forem vistos apenas pelos usuários.

Mas se os usuários interagirem com o anúncio de alguma forma, o que significa que eles passam o mouse sobre ele, ou o anúncio se expande para um maior, então e só então o anunciante será cobrado pela visualização do anúncio.

É um modelo de precificação de anúncios bastante elegante, que muitos anunciantes realmente usam e, honestamente, não sei por quê, pois parece ser um negócio muito melhor do que simplesmente fazer CPM.

Enfim… continuando:

RevShare– Participação nos lucros

Como anunciante, RevShare é o valor da receita (duh) que você está disposto a compartilhar com um editor ou afiliado para que eles tragam uma venda para você com sucesso.

Por exemplo, se você estiver vendendo um produto de US$ 30 e oferecendo 50% de participação nas vendas para afiliados que estão promovendo seu produto, você terá que pagar US$ 15 toda vez que eles fizerem uma venda.

Bem doce hein?

No entanto, não existem muitas redes de anúncios que oferecem esse recurso, portanto, se você deseja obter afiliados promovendo seus produtos, verifique:

Melhores redes de afiliados que você pode participar como anunciante e encontrar parceiros de qualidade.

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Mais métricas de publicidade

Você pensou que eu tinha acabado?

Haha, não.

Aqui estão os termos básicos de marketing mais chatos (mas igualmente importantes) que você precisa conhecer, como anunciante e profissional de marketing on-line em geral.

Especialmente se você estiver lançando campanhas publicitárias pagas, você precisa acompanhar alguns indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Tal como:

ROI – Retorno sobre o Investimento

Seus modelos de precificação de publicidade podem ser: CPC, CPM, CPI, CPA etc.

O que importa é, qual traz o melhor ROI? (Retorno do investimento)?

Você provavelmente já ouviu falar muito sobre ROI na internet, então o que diabos é isso?

É uma forma de qualquer tipo de investidor calcular se está ganhando dinheiro ou se está perdendo dinheiro.

Simples assim. Se você está pagando por anúncios, de certa forma está investindo dinheiro, portanto, usando o ROI, você pode ver com precisão se eles são lucrativos ou não.

Fórmula da Calculadora de ROI

Existe uma fórmula simples que você pode usar para calcular o retorno do investimento, que é esta: ROI = Lucro Líquido / Custo * 100.

Por exemplo, digamos que você gastou US$ 150 em publicidade paga e obteve um lucro líquido total de US$ 476 (depois de deduzir o produto e outros custos), para calcular seu ROI você fará: 476 / 150 = 3,173 * 100 = 317. Portanto, seu ROI é de 317%, o que é ótimo porque é positivo.

Um ROI positivo (acima de 0%) é bom , no entanto, um ROI negativo (abaixo de 0%) é ruim, pois significa que você perdeu dinheiro.

Você pode calcular seu ROI sempre que quiser conferir o desempenho de um canal de publicidade ou KPI de campanha.

ROAS – Retorno do anúncio gasto

Espere, ROAS não é o mesmo que ROI? De certa forma, é, mas o ROI pode ser usado em geral para calcular a lucratividade em todas as campanhas, enquanto o ROAS pode ser usado especificamente para campanhas e anúncios individuais, para ver quais são lucrativas e quais não são.

Além dos artigos deste blog, raramente escrevo meu próprio conteúdo. Por quê? É simples: eu odeio isso. É por isso que eu terceirizo isso de lugares como o Fiverr.

Porque quando você lança uma campanha promovendo algo, normalmente você terá vários anúncios que estão enviando tráfego pago para o mesmo produto/serviço.

Algumas dessas campanhas podem não ser lucrativas e, na verdade, perder muito dinheiro, por isso é bom calcular o ROAS (retorno sobre o anúncio gasto) para anúncios individuais dentro de uma campanha, para otimizá-los ainda mais e obter lucros maiores.

Fórmula para calcular o ROAS:

Aqui está a fórmula simples que você pode usar para calcular a lucratividade de seus anúncios: ROAS = Receita / Gasto com anúncio

Por exemplo, se você tiver vários anúncios em uma campanha do Facebook, poderá calcular o ROAS de cada anúncio para ver quais deles são lucrativos ou não.

Digamos que o anúncio nº 1 do Facebook gastou US$ 50 e trouxe 4 vendas totalizando US$ 250. O ROAS desse anúncio é 5 (US$ 250 / US$ 50), o que é muito bom.

Agora, seu segundo anúncio no Facebook gastou novamente US$ 100, mas trouxe apenas 1 venda de US$ 62,5. O ROAS para este anúncio é 0,6 ($62,5 / $100), obviamente, este anúncio tem um ROAS negativo, e isso significa que ele deve ser interrompido ou otimizado para trazer um ROAS positivo.

CTR - Taxa de cliques

Eu falei sobre CTR brevemente acima, mas aqui vamos nós de novo: CTR significa taxa de cliques. Ou seja, a quantidade de vezes que os usuários clicam em seus anúncios.

Fórmula para calcular a CTR:

Para calcular a CTR do seu anúncio, você terá que dividir o número de cliques pelo número total de impressões e depois multiplicar por 100, assim: CTR = Cliques / Impressões * 100 ,

Por exemplo: 500 cliques / 20.000 impressões = 0,025 * 100 = 2,5% CTR.

Você deve sempre buscar uma CTR alta em qualquer rede de anúncios, pois isso traz muitos benefícios, por exemplo, no Google Ads, uma CTR alta pode aumentar seu índice de qualidade geral e fazer com que você gaste menos dinheiro em anúncios.

Leia mais: Dicas do Google Ads

Você deve ter como objetivo obter pelo menos 1% de CTR em praticamente qualquer tipo de anúncio em qualquer rede de publicidade disponível, não importa o tipo de seus anúncios:

  • Anúncio de faixa
  • anúncio de texto
  • Anúncio pop-up
  • Anúncio de notificação push
  • Anúncio nativo

Porque a verdade é que, se você não estiver obtendo mais de 1% de chances, você pagará mais dinheiro do que outros anunciantes pelas mesmas palavras-chave ou pontos de segmentação.

Às vezes, gosto de perseguir unicórnios CTR, o que significa obter um CTR superior a 10%, o que é muito difícil e incrivelmente raro (daí o termo unicórnio).

CR - Taxa de conversão

Às vezes também conhecido como CVR , a abreviatura CR significa Taxa de Conversão .

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A taxa de conversão ajuda o anunciante a calcular quanto deve gastar em anúncios e se determinadas campanhas são lucrativas ou não.

Uma conversão é um leilão bem-sucedido feito por um usuário em sua página de destino, como: Inscreveu-se em um boletim informativo por e-mail, comprou um produto etc.

A taxa de conversão também é um indicador-chave de desempenho que os anunciantes precisam ter em mente, com uma fórmula simples de cálculo semelhante à da CTR.

Fórmula para calcular seu CR:

Para calcular a taxa de conversão basta dividir o número de conversões pelo número de cliques, e multiplicar por 100, assim: CR = Conversões/cliques * 100.

Exemplo: você comprou 300 cliques e, desses, conseguiu 44 inscrições para seu boletim informativo por e-mail (conversões), sua taxa de conversão é: 44 / 300 * 100 = 14,6 %

Escusado será dizer que os profissionais de marketing digital sempre se esforçam para obter a maior taxa de conversão possível, é por isso que empregam muitas táticas, como funis e remarketing.

Modelos de preços de marketing de desempenho: palavras finais

Olha, eu tenho certeza que a maioria de vocês nem chegou ao final deste artigo, e eu não posso nem ficar bravo com você, eu entendo, parte disso é difícil de lembrar.

Mas, é muito bom conhecer alguns desses termos, principalmente se você estiver fazendo marketing pago. Você não quer estourar seu orçamento de anúncios e não saber o que diabos aconteceu.

Ou qual modelo de preço é o melhor para obter mais conversões: CPM x CPC x CPA x CPL x CPI x CPV... etc.

Eu faço principalmente CPC e CPM, mas quando a rede de anúncios permite usar um modelo de precificação de CPA, também vou experimentar esse, assim que souber minha taxa de CPA.

Bom galera, até a próxima:
Fique Hustlin'
Stephen