20 métricas essenciais de e-mail que você precisa para se preparar para 2022

Publicados: 2021-09-06

Às vezes, as palavras “ métricas de email ” podem ser um pouco confusas, especialmente quando você é um profissional de marketing que acabou de começar a descobrir como construir um processo de email marketing.

Hoje, veremos alguns dos principais indicadores de desempenho (KPIs) mais importantes e como calculá-los ao executar sua estratégia de marketing digital.

Para lhe dar um aviso, aqui estão algumas das métricas de campanha de e-mail que abordaremos neste post:

  • Taxa livre
  • Taxa de cliques (CTR)
  • Taxa de conversão
  • Taxa de clique para abrir (CTOR)
  • Taxa de rejeição

Agora peguem suas calculadoras; as coisas estão prestes a ficar interessantes!

KPIs para profissionais de marketing por e-mail

Seus principais indicadores de desempenho (KPIs) são métricas essenciais para mostrar o desempenho da sua estratégia de e-mail.

Esses indicadores geralmente se concentram em fornecer informações adequadas sobre o desempenho de sua campanha , como quantos contatos clicam em seus links ou como sua lista de assinantes se expande ao longo de um período de tempo.

20 métricas cruciais de marketing por e-mail para acompanhar

Abaixo, você encontrará todas as métricas de campanha de e-mail e engajamento de e-mail que você precisa monitorar. Vamos vê-los:

1. Taxa de abertura de e-mail

Sua taxa de abertura é uma das métricas de e-mail mais importantes, pois esclarecerá o desempenho das linhas de assunto do seu e-mail.

As altas taxas de abertura geralmente são o resultado de uma linha de assunto que não contém spam, é atraente, clara e comunica o benefício à primeira vista. Além disso, de acordo com as estatísticas, 47% dos destinatários abrirão uma campanha apenas olhando para a cópia. Portanto, é importante fazer um teste A/B de suas linhas de assunto para otimizá-las adequadamente.

Como calcular:

email metrics

Para encontrar sua taxa de abertura de e-mail, você precisa dividir o número de e-mails lidos pelo número de e-mails enviados para sua lista. Em seguida, multiplique o número por 100.

Por exemplo, se você enviou 8.000 e-mails e 1.200 deles foram abertos por seus assinantes, sua taxa de abertura será de 15%.

Dica profissional: como suas linhas de assunto influenciam suas taxas de abertura, certifique-se de usar um testador de linha de assunto como o Refine para ver como eles se comportarão e fazer melhorias.

2. Taxa de cliques (CTR)

Sua taxa de cliques (CTR) ajudará você a descobrir o número de pessoas que clicam nos links de seu e-mail . Seu CTR está entre as métricas de e-mail mais importantes para determinar se seus direitos autorais de e-mail realmente levam seus assinantes para suas chamadas para ação (CTA).

De acordo com as estatísticas, a taxa média de cliques para todos os setores é de 10,29%, com uma taxa de abertura de 16,97% .

Como calcular:

click through rate email metrics

Para encontrar sua CTR, basta dividir o número de campanhas em que seus destinatários clicaram pelo número de e-mails entregues menos os devolvidos. Em seguida, multiplique o número por 100 para encontrar sua taxa.

Dica profissional: use uma cópia inteligente para levar seus assinantes aos seus CTAs sem esforço. Além disso, escolha as cores certas para destacá-las e adicionar uma cópia valiosa.

3. Taxa de conversão de e-mail (CR)

Sua taxa de conversão de e-mail marketing mostra a porcentagem de assinantes que concluíram uma ação desejável . Essa ação pode ser diferente dependendo de seus objetivos. Por exemplo, seu indicador de conversão pode ser uma compra ou fazer com que seu assinante se inscreva em um webinar ou qualquer outra atividade.

Embora não haja um número padrão para mostrar a taxa de conversão ideal, você deve sempre procurar melhorar suas conversões ao longo do tempo e comparar os resultados para ver se suas táticas funcionam bem ou não.

Como calcular:

email conversion rate

Essa métrica de email pode ser facilmente calculada dividindo suas conversões pelo número de campanhas de email marketing que você enviou, multiplicado por 100.

Por exemplo, se você tivesse 4.000 conversões e entregasse 12.000 e-mails, sua taxa de conversão seria de 33,3%.

Dica profissional: Aumente sua taxa de conversão de e-mail prestando atenção ao seu conteúdo, CTAs e design de e-mail. Não se esqueça de tornar suas mensagens divertidas e criativas para fazer seus destinatários agirem.

4. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição de e-mail é um indicador de quantos endereços de e-mail não receberam sua campanha. As rejeições podem acontecer por vários motivos. Por exemplo, o endereço de e-mail pode estar errado devido a reclamações de spam, baixa capacidade de entrega e reputação do remetente, conteúdo de e-mail sinalizado, caixa de entrada cheia e assim por diante.

Quando falamos sobre sua taxa de rejeição, você precisa considerar os dois tipos de rejeição:

  • Soft bounces: e-mails que não foram entregues devido a erros temporários (caixa de entrada cheia).
  • Devoluções definitivas: e-mails que não podem ser entregues devido a erros permanentes (endereço de e-mail errado).

Como calcular:

bounce rate email metrics

Para calcular sua taxa de rejeição, você deve dividir o número de e-mails devolvidos pelo número de e-mails enviados e multiplicá-lo por 100. Como regra geral, sua taxa de rejeição deve ser cerca de 2% ou menos para ser considerada boa.

Dica profissional: para evitar altas taxas de rejeição, você sempre precisa verificar sua lista de e-mail usando várias ferramentas de validação. Além disso, certifique-se de ser consistente com seus horários de envio e aproveite o método de aceitação dupla para garantir que seus e-mails sejam entregues corretamente.

5. Taxa de cancelamento de assinatura

Sua taxa de cancelamento de assinatura é uma métrica de e-mail essencial para medir a porcentagem de destinatários que desativam sua lista de e-mail . De acordo com as estatísticas de email marketing, a taxa média de cancelamento de assinatura de uma campanha de email marketing é de cerca de 0,2% , o que é uma boa porcentagem se você considerar que a taxa de spam é de cerca de 0,02%.

Como calcular:

unsubscribe rate calculation

Encontre sua taxa de cancelamento de assinatura simplesmente dividindo o número de cancelamentos de assinatura pelo número de e-mails entregues aos seus assinantes. Por exemplo, se você tiver 200 cancelamentos de assinatura após o envio de 80.000 e-mails, sua taxa de cancelamento será de 0,25%.

Dica profissional: para minimizar os cancelamentos de assinatura, certifique-se de que suas mensagens de e-mail sejam atraentes e relevantes o suficiente para manter seus assinantes interessados. Você pode fazer isso através da personalização e segmentação de clientes!

Precisa de uma ajudinha? Registre-se na ferramenta de automação de marketing por e-mail da Moosend para obter todas as opções de personalização e segmentação que você precisa para ter sucesso.

6. Retorno sobre o investimento por e-mail (ROI)

Em geral, seu retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica de e-mail usada para medir a lucratividade geral de sua estratégia de marketing. Da mesma forma, o retorno do investimento por e-mail pode indicar o sucesso de seus esforços de marketing por e-mail, geralmente na forma de $ X para cada $ 1 gasto nele.

Hoje, o ROI de e-mail é de US$ 42 para cada dólar investido, uma quantia que é mais do que ideal para negócios prósperos.

Como calcular:

email roi email metrics

Calcular o ROI do seu e-mail pode ser um pouco complicado, pois primeiro você precisa descobrir o dinheiro que ganhou e gastou no marketing por e-mail:

  • Dinheiro gasto: geralmente inclui a quantia gasta em ferramentas de marketing, como seu provedor de serviços de e-mail (ESP), sua equipe de marketing, consultores, agências etc.
  • Dinheiro ganho: Este é o lucro que você obteve com suas campanhas de e-mail. Você pode acompanhar o lucro do e-mail por meio de ferramentas como o Google Analytics ou pelos recursos de relatórios e análises do seu ESP.

Por exemplo, se seu ganho for de US$ 40.000 e suas despesas forem de US$ 12.500, seu ROI de e-mail será: (US$ 40.000 – US$ 12.500) / US$ 12.500 x 100 = 220%.

Dica profissional: se você deseja melhorar o ROI do seu e-mail, pode seguir algumas das melhores práticas de marketing por e-mail, como criar linhas de assunto atraentes, manter sua lista de e-mails limpa, criar campanhas de gotejamento e muito mais.

7. Taxa de crescimento da lista de e-mail

Construir e aumentar sua lista de assinantes é uma prática bem-sucedida para todo profissional de marketing por e-mail. Para ver se mais pessoas estão interessadas em sua marca, você pode calcular a taxa de crescimento da sua lista de e-mail para determinar se seus esforços de geração de leads e marketing estão funcionando.

Uma lista de e-mail expandida e engajada permitirá que você promova seus produtos/serviços para um público grande e interessado que entrará em ação.

Como calcular:

list growth rate formula

Para encontrar a taxa de crescimento da sua lista de e-mails, você deve subtrair o número de novos assinantes do número de usuários não inscritos. Então, você precisa dividir o número pelo total de assinantes e multiplicá-lo por 100.

Por exemplo, se você tiver 5.000 novos assinantes, 800 cancelamentos e 30.000 assinantes no total, a taxa de crescimento da sua lista de e-mail será: (5.000 – 800) / 30.000 x 100 = taxa de crescimento de 14%.

Dica profissional: certifique-se de potencializar sua geração de assinantes com formulários de inscrição inteligentes. Mostre ao seu público o valor de participar e, em seguida, alimente e envolva-os com algumas boas campanhas de e-mail!

8. Taxa de clique para abrir (CTOR)

Sua taxa de clique para abrir (CTOR) é uma das métricas de e-mail que podem mostrar a eficácia do seu conteúdo de e-mail . Este é um indicador necessário, pois fornecerá informações valiosas sobre o desempenho do seu e-mail (mensagem, design, CTA) e como seus destinatários interagem com esses elementos.

Comparado à sua taxa de cliques, o CTOR se concentra apenas no conteúdo de suas campanhas de email marketing. Além disso, rastrear sua taxa de cliques para abrir ajudará seus esforços de teste A/B, permitindo que você crie um conteúdo melhor.

Como calcular:

 email metrics click to open rate

Você pode encontrar seu CTOR dividindo seus cliques únicos por suas aberturas únicas e multiplicando por 100.

Por exemplo, se você tiver 2.000 cliques únicos e 8.000 aberturas únicas, seu CTOR será de 25%.

Dica profissional: A melhor maneira de dar um impulso ao seu CTOR é focar em CTAs únicos, adicionar uma cópia valiosa e escolher cores que farão seus botões se destacarem!

9. Taxa de entrega de e-mail

Antes de vermos como calcular sua taxa de entrega de e-mail, precisamos distingui-la de sua capacidade de entrega de e-mail.

  • Taxa de entrega: essa métrica mostra o número de e-mails recebidos com sucesso pelo cliente de e-mail do seu assinante.
  • Taxa de entrega: Por outro lado, entregabilidade é um conjunto de processos que permitem entregar suas campanhas nas caixas de entrada de seus destinatários.

Para considerar seus esforços de marketing por e-mail bem-sucedidos, você precisa ter uma alta taxa de entrega de e-mail. Vamos ver como medir!

Como calcular:

email delivery rate marketing metric

Tudo o que você precisa para encontrar sua taxa de entrega é subtrair o número de e-mails enviados do número de campanhas rejeitadas. Em seguida, divida a soma pelo número de e-mails enviados e multiplique por 100.

Por exemplo, se você enviou 10.000 campanhas e teve 600 devoluções, sua taxa de entrega seria: (10.000 – 600) / 10.000 x 100 = 94%.

Dica profissional: preste atenção às suas linhas de assunto e visualize o texto para evitar que suas campanhas caiam na pasta de spam!

10. Taxa de reclamação de spam

Ao calcular suas métricas de e-mail, você sempre precisa ter em mente a pasta de spam . Como você sabe, os destinatários podem sinalizar suas mensagens usando a opção de spam do provedor de caixa de correio (ISP) quando algo parece suspeito.

Antes de tentar descobrir o que deu errado, você precisa monitorar sua taxa de reclamação de spam para descobrir se seu público reporta seus e-mails ou não. De acordo com os dados, uma boa taxa de reclamação é de 0,1% (1 relatório por 1.000 emails), enquanto uma taxa de 0,5% não é aceitável.

Como calcular:

spam complaint rate email metrics

Para calcular sua taxa de reclamação de spam, você precisa dividir o número de relatórios pelo número de e-mails enviados. Por exemplo, se você enviou 200.000 campanhas e recebeu 500 reclamações, sua taxa seria de 0,25%.

Dica profissional: evite usar palavras com spam, enviar mensagens para o público errado ou usar um endereço IP que tenha sido usado para enviar spam para garantir que seu público não o denuncie!

Se você quiser acelerar o seu jogo e ficar longe da pasta de spam, certifique-se de obter um ESP com uma alta taxa de entrega de e-mail ! O Moosend, por exemplo, tem uma taxa de 98%, o que é mais do que ideal para pousar suas mensagens na caixa de entrada de seus assinantes. Você pode se inscrever para uma conta Moosend e começar hoje!

11. Custo de Aquisição do Assinante (SAC)

Outra coisa que você precisa ter em mente é o seu Custo de Aquisição de Assinantes (SAC), uma das métricas da campanha de e-mail que lhe dirá quanto custa adquirir novos assinantes .

Encontrar seu SAC permitirá que sua empresa estime o valor de cada contato e o ajude a fazer cálculos de ROI mais precisos.

Como calcular:

subscriber acquisition cost (sac)

Para encontrar seu SAC, você precisa dividir o custo total de aquisição de novos contatos pelo número de novos assinantes que obteve.

Por exemplo, se seu custo total de vendas e marketing for de US$ 10.000 e seus novos assinantes forem iguais a 2.000, seu SAC será de US$ 5.

12. Taxa de conversão de e-mail opt-in

Sua taxa de conversão de e-mail opt-in refere-se ao número de visitantes do site que ingressaram com sucesso na sua lista de e-mails por meio de um formulário pop-up.

Essa métrica de e-mail pode mudar com base na posição de seus opt-ins . Os formulários localizados em sua página inicial podem ter uma taxa de conversão diferente em comparação com as páginas de destino. Por exemplo, os pop-ups da página inicial podem ter uma taxa de conversão de 3%, enquanto os opt-ins da página de destino tendem a ter uma taxa de conversão de 5-15%.

Como calcular:

 email metrics optin conversion rate

Encontrar sua taxa de conversão de e-mail opt-in é fácil. Tudo o que você precisa fazer é dividir o número de opt-ins pelo número de assinantes que você tem e multiplicá-lo por 100.

Dica profissional: Aumente sua taxa de conversão de opt-in de e-mail criando formulários intrigantes com títulos e textos que comunicam o benefício de se juntar à sua lista de e-mails!

13. Receita por assinante (RPS)

Receita por assinante é uma métrica útil que as empresas podem usar para calcular o lucro gerado por cada assinante.

Seu RPS é semelhante à sua receita média por usuário (ARPU), um indicador que permite acompanhar sua taxa de crescimento e compará-la com seus concorrentes.

Como calcular:

revenue per subscriber metric

Seu RPS é calculado dividindo a receita da sua lista de e-mail pelo número total de seus assinantes. Por exemplo, se sua lista gerou $ 8.000 e você tem 10.000 assinantes, seu RPS seria $ 0,80 para cada contato.

Dica profissional: certifique-se de que suas campanhas de marketing por e-mail levem seu destinatário aos seus CTAs. Use sua cópia para destacar o benefício de clicar e, em seguida, use suas páginas de destino para convertê-las em clientes!

14. Receita por campanha (RPC)

Além do RPS, você também pode calcular sua Receita por campanha (RPC), outra importante métrica de e-mail para ver o lucro gerado com suas mensagens .

Monitorar seu RPC ajudará você a descobrir quais campanhas de email marketing funcionam melhor para seu público e a replicar o sucesso deles para o futuro, contribuindo assim para a construção de um funil de email marketing eficiente.

Como calcular:

revenue per campaign formula

Para encontrar sua receita por campanha, você deve dividir sua receita total pelo número total de e-mails enviados. Por exemplo, se você acumulou US$ 5.000 de 14.000 e-mails, seu RPC seria de US$ 2,80 para cada campanha de e-mail.

Dica profissional: para aumentar sua lucratividade, certifique-se de usar os designs de modelo de boletim informativo por e-mail corretos, uma cópia atraente, CTAs intrigantes e recursos visuais de alta qualidade. Dessa forma, sua lista de assinantes terá maiores chances de clicar e converter!

15. Taxa de encaminhamento/compartilhamento de e-mail

Seu Email Forward ou Share Rate mostra a porcentagem de destinatários que encaminham ou compartilham sua mensagem com seus pares.

Você pode usar essa métrica para determinar se suas mensagens são intrigantes o suficiente para que seus contatos as mostrem aos amigos. Uma alta taxa de encaminhamento de e-mail é ideal para empresas que desejam impulsionar sua estratégia de marketing boca a boca :

Como calcular:

email forward/share rate email metrics

Encontrar sua taxa de encaminhamento/compartilhamento de e-mail requer a divisão do número de encaminhamentos/compartilhamentos pelo número total de e-mails entregues à sua lista de e-mail. Por exemplo, se você entregar 10.000 campanhas e seu público encaminhar 2.000 delas, sua taxa será de 20%.

Dica profissional: Aumente a capacidade de compartilhamento de seu e-mail seguindo algumas dicas simples de marketing por e-mail, como agregar valor às suas mensagens, hiperpersonalizar seu conteúdo ou melhorar sua capacidade de entrega.

16. Valor Vitalício do Assinante (SLV)

Depois de encontrar sua receita por assinante (RPS), você pode usar os dados para calcular seu valor vitalício do assinante (SLV). Essa métrica de e-mail mostra o tempo médio que um usuário gasta em sua lista de e-mails antes de cancelar a inscrição.

Como calcular:

subscriber lifetime value calculation

Antes de usar a fórmula acima, você deve calcular seu RPS (receita por assinante) e depois multiplicar o número pelo número de meses que um contato passa na sua lista.

Por exemplo, se seu RPS for ($ 8.000 / 10.000) = $ 0,80 e seu destinatário permanecer em sua lista de e-mails por 12 meses, seu SLV será ($ 0,80 x 12) = $ 9,6.

Dica profissional: manter seus assinantes engajados é a melhor maneira de aumentar seu SLV. Envie campanhas de marketing por e-mail personalizadas, forneça ótimas experiências ao cliente em toda a jornada do cliente e recompense a fidelidade.

17. Taxa de leitura de e-mail

Sua taxa de leitura de e-mail ou tempo de leitura mostrará quantas de suas campanhas de e-mail abertas foram lidas.

Essa métrica de email marketing é útil para campanhas mais importantes, como atualizações de privacidade. Isso ajudará você a ver se seus assinantes lêem ou apenas abrem sua campanha e depois desaparecem sem digerir a mensagem.

Como calcular:

email read rate formula

Encontre sua taxa de leitura de e-mail dividindo o número de e-mails lidos pelo número de e-mails abertos por seus destinatários. Por exemplo, se você enviar 25.000 e-mails e 10.000 forem realmente lidos, seu tempo de leitura será de 40%.

Dica profissional: obtenha melhores tempos de leitura usando designs de newsletter limpos, belos recursos visuais e cópia de e-mail direcionada. Além disso, minimize as distrações removendo botões desnecessários que afastarão seus destinatários.

18. Taxa de não abertura

Entre essas métricas de e-mail, você também encontrará a fórmula para calcular sua taxa de não abertura . Este indicador mostrará o número de campanhas que seu público não abriu.

Monitorar non-opens é uma ótima maneira de descobrir elementos que não funcionam tão bem. Assim, ao emparelhar os dados com seus esforços de teste A/B, você pode melhorar o desempenho do seu e-mail e fazer pequenas, mas cruciais, alterações que aumentarão sua taxa de abertura!

Como calcular:

non open rate for email

Para detectar sua taxa de não abertura, você deve dividir suas campanhas não abertas subtraindo o número de e-mails enviados de suas campanhas rejeitadas. Por exemplo, se você enviou 2.000 e-mails, dos quais 1.800 foram entregues e 1.300 abertos, sua taxa de não abertura seria a seguinte: 700 / 1.800 x 100 = 38,8%.

19. Taxa de abertura móvel

Você sabia que em 2019 o número de emails abertos em dispositivos móveis foi de até 41,9%? Então, o que isso significa para suas métricas de e-mail e por que você precisa acompanhar sua taxa de abertura móvel?

Em primeiro lugar, monitorar suas aberturas de celular ajudará você a planejar suas campanhas de e-mail com mais eficiência, escolhendo designs responsivos, otimizando suas linhas de assunto de e-mail para dispositivos móveis e assim por diante. Além disso, você pode criar mensagens específicas para seus usuários móveis para aumentar o engajamento e proporcionar experiências únicas a eles.

Como calcular:

mobile open rate email metrics

Sua taxa de abertura móvel vem do número de e-mails abertos em dispositivos móveis dividido pelo número de destinatários móveis.

Por exemplo, para 3.000 aberturas móveis e 5.000 destinatários móveis, sua taxa de abertura será de 60%.

Dica profissional: como mencionado acima, preste atenção ao design do seu e-mail e à cópia da linha de assunto para aumentar o envolvimento do usuário móvel.

20. Links clicados

Por último, mas não menos importante, você também precisa acompanhar o desempenho do seu link de e-mail. Embora não exista uma fórmula para fazer isso, você pode usar sua ferramenta de marketing por e-mail para ver como seus destinatários interagiram com seus links.

Por exemplo, ferramentas de e-mail como o Moosend fornecem um painel de relatórios e análises:

moosend reporting and analytics

Você pode usar esses insights junto com os mapas de cliques para descobrir o que atrai seus assinantes e se o posicionamento do link desempenha um papel ou não em suas taxas de engajamento.

Conheça suas métricas de e-mail

Acompanhar os KPIs mais importantes é crucial para melhorar sua estratégia de email marketing como um todo.

Como você viu, indicadores como sua CTR, taxa de abertura, crescimento da lista de e-mail e SLV mostrarão o desempenho de suas campanhas de marketing por e-mail e como sua empresa cresce.

Para calcular suas taxas, você pode facilmente usar as fórmulas acima ou consultar suas ferramentas de marketing e análise de e-mail (que faremos o trabalho mais rápido para você).

Se você ainda não tem em mãos um serviço de e-mail inteligente para acompanhar seu desempenho, experimente a plataforma da Moosend!

Agora é hora de alguns cálculos sérios!